Animacasa

Em Higienópolis há placa de rua, banca de jornal e até hortifruti estampam o nome de uma mulher que desafiou costumes do século 19 e entrou para a história. Veridiana Valéria da Silva Prado (1825-1910), conhecida como Dona Veridiana, administrava os negócios da família, uma das mais ricas e influentes daquele período e foi a primeira mulher do país a comandar um jornal: o Comércio de São Paulo. Contrária ao status da sociedade paulistana de então, em 1878, Veridiana se separou do marido, que também era seu tio, e com quem teve de se casar aos 13 anos por imposição da família. Após a separação, aos 53 anos e com quatro filhos, adquiriu o terreno na Avenida Higienópolis, onde construiu seu palacete em 1884.
O palacete era ponto de encontro da intelectualidade nos salões literários que ela organizava (moda que trouxe da Europa) e hoje pertence ao Iate Clube de Santos.
Tombada pelo Comdephaat em 04/01/07, o palacete em estilo eclético, com elementos da renascença francesa e italiana, exibe também obras de arte como a pintura mural “Aurora” de autoria de Almeida Junior e a escultura em mármore de Victor Brecheret “Diana”.
Iate Clube de Santos está seguindo as recomendações do governo e foi reaberto desde do dia 7 de julho liberando o acesso ao público em geral e que atestarem temperatura corporal inferior a 37.7° (aferida na portaria) e mediante o uso de máscara, obrigatório nas dependências da sede, o restaurante está com atendimento no bar e varanda da Jabuticabeira, respeitando o distanciamento de 2 metros entre as mesas, a lotação máxima de 40% da capacidade do local e mantendo o habitual horário de atendimento, de segunda a sexta-feira das 12h às 15h, mediante reserva pelo telefone 11 3155-4400.