Animacasa

Hoje vamos conversar sobre luminárias!
A iluminação é um fator crucial na arquitetura de interiores, ela pode tanto valorizar quanto “derrubar” o projeto. Dominar os conceitos de claro/ escuro, temperatura de luz, tipo de facho das luminárias e etc… são ferramentas muito importantes para a criação de um ambiente agradável, aconchegante e funcional.
Alguns tipos de luminárias:
Plafon de Sobrepor ou Embutir – Esse modelo normalmente oferece luz direta e difusa, ou seja, ilumina todo o ambiente por igual. São os modelos mais comuns e fáceis de encontrar, geralmente usados como iluminação principal do cômodo.
Pendentes – São luminárias decorativas amplamente usadas sobre as mesas da sala de jantar ou para destacar certos objetos por oferecerem iluminação direta, em facho de luz de média amplitude, emprestando dramaticidade ao ambiente ou objeto.
Arandelas – Geralmente são usadas como iluminação secundária, para criar um clima de relaxamento ou apenas funcionar como balizadores. Em sua maioria apresentam luz focada e indireta. Muito usadas em salas de TV, corredores e varandas.
Abajur – Os abajures têm basicamente a mesma função das arandelas porém necessitam de um suporte, como mesinhas laterais ou de cabeceira. Existem modelos belíssimos que são auto-portantes, podendo ser apoiados no próprio piso ou pendurados e equilibrados com contra-pesos.
As luminárias imprimem estilo ao projeto e devem ser utilizadas de acordo com a necessidade e funcionalidade de cada ambiente. Normalmente usamos mais de um tipo para dar conta das demandas e usos de cada espaço.

Usem e abusem delas!