Animacasa

Tenho certeza que se você passou em frente a um dos edifícios construídos por Artacho Jurado, sua arquitetura única não passou despercebida. Mas você sabe quem é Artacho Jurado? Ele foi empresário paulista, proprietário da Construtora e Imobiliária Monções S/A e arquiteto autodidata responsável pela edificação de vários prédios residenciais e alguns de uso misto nas cidades de São Paulo e Santos.
João começou a trabalhar na década de 1930 e sua produção se aprofundou nas décadas de 1940 e 1950. Apesar de não ter estudado arquitetura, idealizava os prédios e pedia para algum arquiteto assinar as plantas.
Seus projetos refletem os sonhos hollywoodianos do pós-guerra em uma mistura de estilos.
Artacho era constantemente desprezado pelos arquitetos da época, contudo seus empreendimentos caíram no gosto da classe média em ascensão e vendiam como pão quente. O reconhecimento de suas obras foi póstumo. Artacho morreu esquecido e praticamente na miséria.
Alguns de seus principais trabalhos em São Paulo: Edifício Bretagne, Edifício Cinderela, Edifício Louvre, Edifício Planalto, Edifício Pq das Hortências e; em Santos: Edifício Enseada, Edifício Pq Verde Mar entre vários outros…